Segundo o estudo realizado pelo Atlas Mundial da Obesidade em 2022 e divulgado pela Federação Mundial da Obesidade é esperado que em 2023, cerca de 29,7% da população adulta tenha obesidade.
Essa situação é em parte por conta das facilidades de alimentos ultraprocessados e artificiais que são encontrados nas prateleiras dos supermercados.
Esses produtos apesar de terem um sabor agradável apresentam alto teor de sódio, açúcares e gorduras e são as causas do aparecimento de muitas doenças do coração, diabetes, pressão alta, obesidade e até mesmo câncer.
Nesse artigo, separamos os 20 alimentos mais perigosos e que são consumidos regularmente no nosso dia a dia por adultos e crianças.
Vamos conferir?
1. Sorvete
O verão está chegando e o consumo de sorvete começa a ficar maior nessa época do ano.
Porém, os sorvetes industrializados, aqueles que vendem em pote no supermercado, são altamente calóricos por apresentarem um elevado nível de açúcar, gorduras trans e muitos corantes artificiais para que o gosto fique mais saboroso.
O mais indicado é optar por sorvetes da fruta no palito que são menos calóricos que os de pote.
2. Pipoca de micro-ondas
Pipoca de micro-ondas é uma delícia, porém para que o gosto final tenha aquele sabor e cheiro característico de manteiga, o produto é feito de muitas substâncias químicas que podem inclusive causar câncer.
O ideal é consumir pipoca tradicional feita na pipoqueira ou na panela com óleo de girassol e pouco sal.
Estudos já comprovaram também que alguns produtos químicos presentes na embalagem acabam por contaminar a pipoca e consequentemente são ingeridos pelo nosso organismo.
3. Barrinha de cereais
Engana-se quem pensa que as barrinhas de cereais são menos calóricas que uma barra de chocolate
Esse produto contém muito açúcar e gordura, não sendo ideal para crianças e nem para os diabéticos.
4. Sopa de saquinho
As sopas de saquinho são um veneno para a saúde das pessoas, pois possuem sódio em alta quantidade. O mais indicado é fazer a sopa tradicional com legumes e verduras.
5. Cereal Matinal
Cereais matinais são super açucarados e geralmente são colocados no leite com algum achocolatado e açúcar.
Por isso evite esse alimento no café da manhã. Que tal apenas aveia ou leite com um pouco de café ou puro?
6. Macarrão instantâneo
O macarrão instantâneo é super fácil de fazer e por isso é bastante consumido. No entanto é um alimento que deve ser evitado por ter em sua composição grande quantidade de sal, açúcar e substâncias cancerígenas.
7. ketchup
O ketchup costuma ser utilizado em quase todos os lanches rápidos, como por exemplo nos sanduíches e hambúrgueres já cheios de maionese.
Esse condimento é feito de muito açúcar e sal, uma dupla que não faz bem para a saúde.
8. Pão branco
Este é outro alimento que está sempre presente na mesa do café da manhã, mas que poderia e deveria ser evitado.
O chamado pão francês, de sal ou pão branco é feito de farinha branca que acaba por aumentar o nível de açúcar no sangue.
Uma outra opção para o pão branco seria a tapioca, o cuscuz, o pão de aveia entre outros.
9. Suco de Caixinha
O suco de caixinha é muito consumido pelas crianças. Pois essa é uma alternativa ruim principalmente por conter muito açúcar e corante para dar o sabor adocicado da fruta.
O ideal é os pais preferirem os sucos naturais.
10. Margarina
Esse produto é altamente prejudicial à saúde por ter sido feito por óleos vegetais industriais e a chamada gordura trans, aquelas que promovem o aumento do colesterol ruim e consequentemente doenças cardiovasculares, diabetes e pressão alta.
11. Biscoitos, bolos e doces industrializados
Esses alimentos também fazem parte da realidade do lanche das crianças. Por conterem muito açúcar e farinha de trigo refinada são muito ricos em gorduras trans e não apresentam nada de vitaminas.
Muitos pacotes de biscoitos sustentam que possuem nutrientes, mas seu valor nutricional é ínfimo perto da quantidade de gordura e açúcares que eles contêm.
12 -. Leite integral
O leite integral não deve ser tomado com muito achocolatado ou cereais de chocolate, pois ele já é por si só rico em gordura animal e pode fazer mal a pessoas com problemas de colesterol alto.
A melhor opção para a saúde é consumir o leite desnatado e semidesnatado.
13. Nuggets
Os nuggets são alimentos gordurosos e processados da pior forma possível, pois o recheio é feito da trituração dos frangos de uma forma cruel e sem higiene, pois os frangos são colocados inteiros e separados mecanicamente.
Além disso, as fábricas utilizam-se de corantes artificiais para eliminar o cheiro forte do odor do frango.
14. Batata frita
A batata frita é fonte da gordura trans e quando aquecida em altas temperaturas, libera uma substância cancerígena chamada acrilamida.
15. Salgadinhos de batata industrializados
Os salgadinhos de batata são muito consumidos como petiscos. Porém eles também apresentam alta quantidade de gordura, sal e substâncias químicas para que fiquem com o gosto semelhante ao da batata tradicional.
Além de possuírem níveis altos de acrilamida.
16. Bacon
O consumo frequente de bacon pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de diabetes e até mesmo doenças pulmonares, o que já foi comprovado em estudos.
17. Salsicha
A salsicha não deve ser consumida com frequência principalmente por ser um embutido e ser um alimento ultraprocessado.
Estudos já comprovaram também que consumir esse alimento aumenta o risco de câncer de pâncreas.
18. Refrigerante
Pesquisas mostram que o refrigerante possui uma grande quantidade de açúcar e inclusive os de baixa caloria contribuem para o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
19. Refrigerante diet
Os refrigerantes diets além de conterem todas as substâncias que fazem mal como o refrigerante normal, eles contêm adoçantes artificiais que prejudicam a saúde.
E um estudo feito por pesquisadores americanos concluiu que as pessoas que consomem diariamente o refrigerante diet têm mais propensão a sofrerem de um infarto ou um Acidente Vascular Cerebral.
20. Refeições congeladas
Os alimentos considerados semi prontos apesar de parecerem práticos, fazem muito mal à saúde. Isso porque como são produtos ricos em gordura saturada, conservantes e sódio em excesso fazem mal para a saúde do coração e para a pressão arterial, sendo portanto alimentos que podem desencadear o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Enfim, chegamos ao final do artigo. Esses foram apenas alguns dos alimentos mais perigosos para a nossa saúde. Por isso preste atenção no seu prato e tenha uma vida mais leve e saudável.