Selecionamos as melhores dicas para quitar um financiamento de 30 anos em 3 anos! Confira agora!
Você sabia que é possível quitar um financiamento de 30 anos em 3 anos? Mas, claro, isso requer uma boa dose de planejamento e, principalmente, disciplina para juntar o dinheiro necessário.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas valiosas para ajudar você a dar esse passo tão importante sem correr o risco de ficar pagando um financiamento por anos. Vale a pena conferir e colocar tudo em prática:
O que é um financiamento?
Os financiamentos são excelentes formas de conseguir dinheiro para comprar bens ou serviços sem ter que pagar juros altíssimos. Além disso, os contratos de empréstimo podem ser feitos junto a diversas instituições financeiras, como os bancos, ou diretamente com o vendedor do bem ou serviço desejado. Isso facilita muito a vida das pessoas, que não precisam se endividar para adquirir aquilo que querem.
6 dicas para quitar um financiamento de 30 anos em 3 anos
1. Avalie sua situação financeira
A primeira dica para quitar um financiamento de 30 anos em 3 anos é avaliar a sua situação financeira. Quais são seus gastos mensais? E seus rendimentos? Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de financiar um bem. Até porque, o pagamento das parcelas pode impactar seu orçamento mensal. Fique atento!
2. Pesquise bastante
Ao contratar o financiamento, certifique-se de que você está pagando a melhor taxa de juros disponível no mercado. Pesquise bastante e compare as ofertas das instituições financeiras.
3. Use seu FGTS
A terceira dica para pagar um financiamento em menos tempo é utilizar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Se você tiver condições, pode pegar uma parte do valor da prestação e guardá-lo na conta vinculada ao FGTS. Assim, você terá uma reserva para utilizar em casos de emergência.
4. Faça um corte de gastos
Sair todo o final de semana, pedir comida por aplicativo várias vezes no mês, fazer compras impulsivas… Se você realmente deseja quitar um financiamento de 30 anos em 3 anos, vai precisar abrir mão de alguns “luxos” temporariamente. Assim, as chances de terminar de financiar o seu bem antes do prazo serão muito maiores.
5. Pague o máximo de parcelas que puder
Outra dica de ouro para quitar um financiamento de 30 anos em 3 anos é pagar o máximo de parcelas que puder. Pagar o valor mínimo pode não comprometer a sua renda mensal, mas o tempo para quitar o financiamento vai ser muito maior – e os juros também.
Então, se possível, pague pelo menos o dobro do valor da parcela mensal. Isso ajuda a reduzir o financiamento. Amortização é a melhor forma de quitar seu financiamento abatendo assim um valor maior do que aquele da sua parcela mensal.
uando você entrar no aplicativo do banco que financiou o seu imóvel ou se direcionar à agência bancária, você vai se deparar com duas opções de amortização: no prazo (tempo da dívida) ou nas prestações. Escolha sempre amortização o prazo é a melhor opção.
6. Negocie seu financiamento
A sexta e última dica é avaliar a possibilidade de negociar com a instituição financeira um valor menor para quitar o débito. Essa negociação pode ser feita apenas com os bancos e as financeiras que oferecem esse tipo de serviço, pois não há nenhuma lei que obrigue as instituições a concederem essa redução.
Para ter mais chances de sucesso na negociação, é importante estar em dia com as parcelas e ter uma boa relação com o banco ou financeira. Além disso, é preciso ter uma quantia em mãos para dar de entrada e mostrar à instituição que você está disposto a realmente quitar o débito.
Agora que você sabe como quitar um financiamento de 30 anos em 3 anos, é hora de continuar aprendendo sobre finanças e como organizar a sua vida financeira. Para isso, acompanhe o blog. Temos muitos conteúdos exclusivos para compartilhar com você! Não vai perder, hein? Até a próxima postagem!